As operações do transporte de cargas contam com diversos detalhes para que aconteça adequadamente conforme as demandas existentes de cada cliente. Além disso, busca-se garantir o bom funcionamento das entregas, priorizando o baixo custo e a otimização do tempo. Sendo assim, essas são algumas particularidades que abrangem todas as empresas envolvidas neste processo, seja quem entrega ou recebe a mercadoria.
Neste sentido, a logística tem como objetivo entregas em um menor prazo com menor custo, conforme cada tipo de necessidades dos clientes. Por isso, é que existem diversas modalidades de entregas, tais como o transporte de carga fracionada e o transporte de carga dedicada, que atendem serviços específicos.
Posto isso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais as diferenças entre os serviços de carga fracionada e o de carga dedicada. Confira:
O que é serviço de carga fracionada?
De modo geral, a carga fracionada refere-se às demandas de pequenas remessas, enviadas por diversos clientes, de diferentes remetentes para diferentes destinatários. Com o objetivo de que a logística seja otimizada, permitindo o compartilhamento de mercadorias pequenas, e também o rateio do custo do transporte entre os clientes que contrataram determinada operação. Sendo que, cada cliente paga apenas pelo espaço ocupado pela sua mercadoria.
Neste contexto, o serviço de carga fracionada reúne diversos produtos de diversas localidades. Devido a isso, empresas de médio e pequeno porte conseguem enviar suas cargas de forma otimizada, uma vez que, lidam com produtos que não completam o compartimento do veículo, logo, não compensaria outro tipo de transporte.
Vale ressaltar que grandes empresas que lidam com envio de pequenas remessas também contratam esse serviço.
Em razão disso, entende-se que essa logística deve ser realizada com planejamento e estratégias para que tudo seja realizado de forma hábil, assegurando que todas as entregas sejam feitas nos prazos estabelecidos.
Características:
- As cargas fracionadas geralmente ocupam uma parte específica do espaço no caminhão.
- Os custos são divididos entre vários remetentes, tornando-a uma opção mais econômica para remessas menores.
- Pode haver mais manuseio durante o transporte, pois as mercadorias de diferentes remetentes compartilham o mesmo espaço.
O que é serviço de carga dedicado?
Existem algumas empresas que carecem de transporte exclusivo, em que operações apresentam uma logística diferenciada. Por essa razão, para esse tipo de demanda, há o transporte de cargas dedicado, o qual propicia ao cliente que utilize o espaço disponível do veículo em sua totalidade.
Desse modo, o serviço de carga dedicado, é comumente realizado a coleta com transporte direto ao destinatário, sem que haja obrigatoriedade de preenchimento do espaço do veículo que realizará a entrega.
Devido a isso, a carga dedicada é também um transporte personalizado, o qual atende às necessidades logísticas de um único cliente. Além do mais, essa modalidade se encaixa em transporte emergenciais, os quais são realizados por meio da logística aérea ou multimodal.
Características
- A carga dedicada ocupa todo o espaço disponível no caminhão, o que certamente é benéfico para remessas maiores que requerem maior capacidade de carga.
- De modo geral, esse transporte é mais rápido e abrange menos manuseio, pois as mercadorias de um único remetente ocupam o veículo.
- Pode ser mais caro em comparação com a carga fracionada, sobretudo para remessas menores, devido ao custo total do caminhão sendo suportado por um único remetente.
Fatores a serem considerados na escolha entre carga fracionada e carga dedicada
Volume de Carga: Se a remessa é grande o suficiente para encher um caminhão inteiro, a carga dedicada pode ser mais eficiente.
Urgência: Cargas dedicadas são normalmente mais ágeis, enquanto a carga fracionada pode levar mais tempo devido à necessidade de consolidar diferentes remessas.
Custo: Carga fracionada é mais econômica para remessas menores, enquanto a carga dedicada possui maior eficiência em termos de custo para grandes volumes.
Portanto, nota-se que a escolha entre os serviços de carga fracionada e carga dedicada dependerá de algumas circunstâncias e das necessidades específicas de cada remessa, considerando fatores como volume, urgência e custo.